O Culto Cristão e as "Danças litúrgicas".

Levando como ponto principal e como base de toda apreciação sobre todo e qualquer tem concernente à vida de um cristão o Sola Scriptura (o que me assegura ter a Bíblia como autoridade única e final em todas questões de fé e pratica). Colocamos em ótica o que visa os atos propícios ao culto do Senhor. Deuteronômio 12:32 nos leva a crer que o culto ao Senhor realizado de forma pública deve ter uma ordem e que todos seus princípios foram escritos pela autoridade divina, acrescentando-nos que tudo o que não é ordenado pelas Escrituras no culto a Deus é proibido, não podendo sob nenhuma hipótese, a igreja adicionar ou subtrair nada.

Para entendermos melhor esse tema, devemos entender que há ORDENANÇAS  ao culto (aspectos que sai recebidos pela orientação divina) os quais são:
- Pregação a partir da Bíblia (At 9:20; 2 Tm 4:2);
- Leitura/ audição da palavra (Mc 4.16-20, At 13:15, 1 Tm 4:13, Lc 2:46, At 8:31);
- Administração dos Sacramentos (Batismo e Ceia) (Mt 28:19, Mt26: 26 - 29);
- Reunião (At 20:7, 1Co 16:2);
- Oração (Dr 6:9; 1Ts 5:17, Hb 13:18);
- Cantico de Salmos (1 Cr 16:9; Sl 95, 1e2).

Já em outra face, existem as CIRCUNSTÂNCIAS, essas por sua vez são somadas à igreja pelo bom senso"prudência cristã", o que diz respeito a:
Estrutura da reunião da igreja (At 20: 8)
Local da reunião (At 1: 13,. Co 11: 20)
Horário (At 20:7)
Roupas para reunião(1Co 11:13-15, Dt 22:5)


Existem por sua vez igrejas que adoram o princípio regulador do culto para que haja garantia que o Senhor será adotado da maneira que Ele quer. Crendo que se há um culto aceitável ao Senhor poderá haver um culto que ele rejeita e isso podemos ver descrito em várias histórias através da Bíblia (Caim e Abel, o oferecimento de sacrifício de Saúl e sua rejeição pela parte de Deus...).

O culto ao Senhor em primeiro lugar deve ser como Lhe apraz, simples e sem inovações ( pois o Senhor não deu-nos autoridade para tal). O homem por seu estado,  decaído em pecados, sempre por si só escolherá um culto centrado no homem (antropocêntrico), por sua atração ao entretenimento o culto "carismático" sempre lhe enche os olhos. O que não agrada ao Senhor pois dessa forma há total quebra do que por Ele foi instituído, o que é algo que está limitado pela sua vontade revelada e não submisso à invenção e imaginação dos homens.

Não podemos negar sobre qualquer pretexto que as escrituras sagradas falem sobre danças e sobre homens e mulheres que dançaram ( Miriam, Davi) são mais de 25 textos falando sobre esse tema. Porém, sob nenhuma hipótese, nenhum desse textos revela o uso de danças no culto público. Podemos citar a dança para o povo de Israel como sendo sinônimo de alegria e outros sentimentos usado em:
- Festas populares (Jz 21; Ct 6...);
- Vitórias militares (Ex 15, Js 11, 1 Sm 18...);
- Expressão de exultação religiosa (Sl 150);
-Culto pagão (Ex 33, Mc 6).

Em todos esses exemplos nenhum foi no Templo de Jerusalém, em culto público e nem no Novo Testamento em ambiente de culto, sendo todos expressões culturais de alegria m, louvor, Vitoria e etc.
Desta maneira é bastante claro que embora a dança não seja uma prática proibida aos cristãos (visto que todos que é feito pelo cristão pode ser usado para glorificar a Deus - Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus. 1 Co 1:31), porém, de maneira nenhuma, isso deve ser confundido com o culto público, onde não cabem expressões artísticas corporais, as quais não foram ordenadas pello Senhor nem tão pouco somam à uma melhor compreensão da Palavra.

Comentários